domingo, 21 de fevereiro de 2010

AS BELAS COISAS que é do céu contê-las



Livro: AS BELAS COISAS que é do céu contê-las
Autor: Dinaw Mengestu
Catalogação: Literatura etíope. Relações raciais

Ternura desde a primeira página. Texto com muito diálogo e parágrafos breves narrado por um dos três amigos exilados nos Estados Unidos da América – Stephanos, da Etiópia. Os outros são Kenneth ou Ken, do Quênia, e Joseph ou Jos, do Congo. Os três africanos encontram-se ao final do dia na loja de pequeno comércio de Stephanos para bebericar whisky e jogar conversa fora. Conversa que, confesso, como imigrante dentro ou fora do país, ouvi atentamente. Além do aspecto psicológico e racial, as questões de como sentir o novo lugar de conviva, o receio de esquecer os rostos que se deixou distante, como fazer às pazes com a saudade, com a falta de uma relação amorosa satisfatória e com a depressão trazida pela brutal realidade do sentimento de não pertencer. Um livro para compreender os sem raízes.
(...)

2 comentários:

  1. Que bem comunicaste a tua, como diria aquele meu professor americano, a tua 'take' do livro, houve um tempo em que eu tinha que fazer esses ¡comentated readings' e agora ao ver este teu me levou a há uns 12 anos atrás, viagens no tempo... Eu, como já terás notado na minha república, sou de ler em meu interior... Obrigada pola presença, adorei tu me leres, quem sabe tu um dia comentas um livro meu :) grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Vou recomendar este livro a um leitor que anda por perto de mim... ele vai agradecer, e eu, etá mais.

    ResponderExcluir